sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ovo centenário

Hoje estive num almoço, ou melhor, num banquete cheio de iguarias chinesas. Gostei de quase tudo. Pato recheado, porco doce, caril, noodles fritos... Só não gostei dos pratos com fígado e umas coisas que pareciam borracha. Too much! 
Mas o mais esquisito foi o ovo preto. Igual ao da foto. Pensei 10 vezes antes de comer mas como sou muito curiosa resolvi provar. 
Não é horrível... Mas é tão estranho como parece! 
Vejam a explicação abaixo que tirei da Wikipédia. 



Invólucro de ovo centenário
Ovo aberto

Ovo centenário, também conhecido comoovo preservado e ovo de cem anos, é um ingrediente da culinária chinesa que é feito pela conservação de um ovo de pato, galinha ou ganso em uma mistura de argila, cinzas,salcal e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo. A gema do ovo assume uma coloração que varia radialmente entre o verde claro e o verde escuro, enquanto a clara varia entre o marrom escuro e a transparência. A gema é cremosa com um aroma acentuado, e possui um sabor que se assemelha ao de queijo. A clara possui uma textura que se aproxima da textura da clara cozida, mas possui pouco sabor. Alguns ovos centenários possuem padrões fractais na superfície, se assemelhando a fractais de Koch. O ovo centenário é considerado uma excentricidade no ocidente, porém uma iguaria no leste asiático.

Sem comentários:

Enviar um comentário