domingo, 25 de maio de 2014

O Templo da Deusa A Ma


Hoje fui visitar o Templo da Deusa A-Ma. É um espaço fantástico, carregado de simbolismo, com recantos lindos. Tinha ainda muitas recordações deste espaço.
Mal se chega somos invadidos pelo odor intenso dos incensos que ardem, pelo som ensurdecedor dos panchões a arder e claro, empurrados pelas centenas de turistas chineses que chegam aos magotes. Têm pressa de rezar! 
Lá se vai todo o misticismo...

Deixa-vos aqui umas quantas informações que tirei do site do museu de Macau.

Localizado na margem ocidental do Delta do Rio das Pérolas, Macau foi, há várias centenas de anos, um porto de pesca, conhecido como “A-Ma-Gau” na dinastia Ming. No séc. XVI, os portugueses desembarcaram no costa junto ao Templo de A-Ma; assim, o nome português “Macau” está também relacionado com as crenças e costumes de A-Ma. 

É considerado o templo Chinês mais antigo em Macau, com inscrições que datam de há 6 séculos. De acordo com a lenda, A-Ma era uma pobre rapariga que procurava passagem para Cantão, a qual foi recusada pelos ricos donos dos juncos. Um humilde pescador levou-a a bordo do seu junco. Uma forte tempestade fez naufragar todos os juncos excepto o do pobre pescador que levava A-Ma. À chegada a Macau a rapariga desapareceu, para reaparecer como Deusa, no lugar onde o pescador atracou em Macau, e construiu um Templo em sua memória. O local era conhecido como a "Península de Lily" , renomeada durante a estada dos portugueses (1554-1557) para "A-Ma-Gao" ou Baía de A-MA - a divindade

A cultura da Deusa A-Ma está enraizada em Macau há centenas de anos, tendo um impacto no território. Os paus de incenso nunca param de arder no interior do Templo de A-Ma, retendo-se a integridade dos costumes e crenças tradicionais de A-Ma até ao presente. O templo é inundado de devotos de vários cantos do mundo na véspera do Ano Novo Lunar e durante o Festival de A-Ma, intensificando-se o cheiro do incenso e o ambiente de harmonia. Os costumes e crenças de A-Ma de Macau constituem uma importante parte do culto de Mazu em território chinês, caracterizando-se pela sua longa história, pelas raízes na comunidade, pela continuidade e imutabilidade ao longo das épocas e pelas suas influências tanto no país como no estrangeiro. É um festival popular crucial em Macau e de grande impacto. 


Também queimei o meu incenso e pedi os meus desejos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário